Uma Reflexão…

 

Participei ontem no 5º. Encontro Anual de uma Associação da qual também faço parte como membro, desde o seu inicio!  Num universo total de 600 associados, presentes 150! Tivemos uma manhã de relato e apresentação do que se fez no passado e do que se pretende fazer no futuro, apresentação e discussão de contas e terminámos com o acto eleitoral, para o próximo biénio!

De tarde… seguiram-se intervenções de dois médicos que expuseram o processo evolutivo de tratamento médico neste último ano, com manifesto e redobrado interesse para todos os participantes.

Uma manhã normal… donde ressalvo alguns pontos que me fizeram reflectir!.. nesta nossa tentativa de criação de um Grupo/Associação que nos represente e proteja dos nossos direitos!

As dificuldades são semelhantes em todo o nosso Portugal, pouco espírito associativo, falta vontade de ocupar lugares de direcção, criticar por criticar sem propor soluções alternativas viáveis, os sócios que pagam quotas são uma minoria em relação ao total, enfim… tanta coisa que desencoraja quem gosta de fazer algo a favor do bem comum!

Penso que algo de estranho continua a acontecer neste pequeno País! Somos demasiado individualistas, preocupamo-nos em exclusivo com o nosso bem-estar, acomodamo-nos mas rezingamos, perdemos todo o espírito “associativo” que tão bem nos fez na década de 1974-1984!.. Um aspecto que considerei, em tempos, relevante e positivo nesta nossa jovem democracia.

Tudo isto me levou a fazer contas à vida… talvez por essa ser a minha “deformação” profissional! Então é assim… em Portugal existem 250.000 pessoas afectadas com o tal problema de saúde que fez surgir a dita associação, tem cerca de 600 associados e destes 150 pagam quotas! Em termos percentuais isto resume-se, dos 100% :  0,24% tem vontade de se associar e 0,06% gosta de cumprir com a sua obrigação de pagar quotização!

Como é possível perante este cenário que algo se faça na defesa de quem merece e precisa de ser defendido nos seus direitos, sem descurar obviamente as suas obrigações?!

Deixem de olhar só para o vosso umbigo e avancem!

Só quero… mais uma vez, deixar-vos a pensar um pouco!

Boa semana para todos.

E cá continuaremos… a sonhar e ainda a acreditar!

                                                                                  Vitor Monteiro – Pequeno Lusitano

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

5 respostas a Uma Reflexão…

  1. margarida diz:

    Obrigada por esta reflexão Vitor. Só tu é que me fazias reflectir, porque reconheço o teu esforço de dares um bocadinho de ti, que tens feito até aqui, a esta causa que é de todos. Ao dares o exemplo da associação a que pertences, nós ficamos conscientes das dificuldades da mesma, por isso mesmo eu apelo tambem à participaçao de todos, porque se todos dermos um bocadinho de nós, vamos assim todos contribuir para a concretizaçao do primeiro objectivo deste espaço, que é a constituição da Associação. Como o Vitor diz, parar de olhar para os nossos umbigos, vamos ter de partilhar e receber ideias que nos vão tornar umas pessoas melhores e mais felizes ao concretizarmos um sonho que é comum a todos.

  2. Ricardo diz:

    Acho que está mais do que na altura de nos tornarmos um pouco mais unidos e activos nesta causa. É óbvio que todos(ou praticamente todos) temos a nossa vida profissional mas se dermos um pouquinho que seja em prol desta causa penso que as dificuldades na criação e manutenção da associação se ultrapassam. Com força de vontade tudo se faz. Um grande abraço.

  3. Anita diz:

    Não deixem de sonhar e de acreditar.Porque eu tb bem não o deixo de fazer Sonhar e acreditar

  4. paula diz:

    olá vitor, é a Paula mãe da Filipa. Agrada-me o espirito e a maneira como abraça esta causa, pois efectivamente, o que diz tem razão em tudo. Os Portugueses estão cada vez mais individualistas e não levantam a cabeça para dar a mão ao próximo, mesmo tendo dificuldades não deixa isso transparecer porque parece mal pedir ajuda! O associativismo de facto está a desaparecer (eu ainda dou o meu contributo numa colectividade de praticantes de Futsal feminino e masculino onde estou na direcção ajudar a fazer algo pelo bem comum), mas sinto muitas dificuldades como relatas para que este tipo de actividades vá para a frente sem que haja alternativas viáveis a todos os obstaculos financeiros que este tipo de actividade carese e necessita. Não podemos esmorecer, temos de ter força e vontade de vencer e atingir os objectivos a que nos propomos. Continua a sonhar e a acreditar pois todos juntos vencem e derrubam obstaculos para a defesa dos direitos de quem precisa de ser defendido. Continua….sonha….acredita….

  5. Cecilia diz:

    A amizade consegue ser tão complexa… Deixa uns desanimados, outros bem felizes… É a alimentação dos fracos É o reino dos fortes Faz-nos cometer erros Os fracos deixam se ir abaixo Os fortes erguem sempre a cabeça os assim assim assumem-os Sem pensar conquistamos O mundo geral e construimos o nosso pequeno lugar deixando brilhar cada estrelinha Estrelinhas… Doces, sensiveis, frias, ternurentas… Mas sempre presentes em qualquer parte Os donos da Amizade…

Deixe um comentário